top of page
Foto do escritorAngioSkin

Unhas Fracas: causas e tratamentos




Unhas frágeis, quebradiças, escamosas e fracas são muito comuns e podem ter diferentes causas, dependendo da rotina e dos costumes de cada paciente.


Embora, muitas vezes, essas unhas frágeis não sejam motivo de preocupação, outras vezes elas podem ser um indicativo de problemas de saúde, como anemia, alterações na tireoide e deficiências nutricionais.


Para entender melhor as possíveis causas das unhas frágeis e como tratá-las, leia o texto abaixo:



Hábito de roer as unhas

Roer as unhas pode deixá-las frágeis, facilitando a quebra. Para deixar esse hábito, algumas das principais dicas são manter as unhas bem cortadas e lixadas, passar esmaltes com gostos desagradáveis e aplicar unhas postiças.



Produtos de limpeza

O uso de produtos de limpeza sem a proteção de luvas pode ressecar e fragilizar as unhas, além de favorecer o aparecimento de manchas. Por isso, é sempre recomendado o uso de luvas durante o uso e manuseio desses produtos.



Acetona

Usar a acetona para remover o esmalte das unhas também pode as deixar enfraquecidas e causar manchas. Neste caso, é recomendado substituir a acetona por um removedor de esmaltes, um produto mais suave que ajuda a evitar danos às unhas.



Fungos

Doenças dermatológicas causadas por fungos deixam as unhas fracas e quebradiças. Nestes casos, é fundamental a consulta com um dermatologista para o diagnóstico correto e a definição de tratamento com antifúngicos.



Deficiência nutricional

A falta de nutrientes pode resultar em unhas fracas, principalmente com alimentos ricos em ferro, vitaminas B e D, zinco e selênio. Assim, é importante consultar um nutricionista para a indicação de um plano alimentar.



Anemia

Diminui a quantidade de oxigênio transportado aos tecidos, sendo uma das principais causas de unhas fracas. Neste caso, é necessário realizar o tratamento indicado pelo médico responsável para a diminuição dos sintomas, incluindo as unhas frágeis.



Alterações na tireóide

Hipotireoidismo diminui o transporte de nutrientes para o corpo, causando fragilidade nas unhas. Já o hipertireoidismo estimula o crescimento rápido demais das unhas, as tornando ainda mais frágeis. Assim, é preciso seguir o tratamento correto do endocrinologista.


28 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page